Mais um mês temático no projeto Filme de Quinta. A Faixa deste mês conta com a participação de um dos principais dirigentes do movimento cineclubista brasileiro, Hermano Figueiredo. Agosto de Hermano Figueiredo vem expor na projeção o que há de melhor em sua produção, esta que nos serve como espelho que revela nossos hábitos culturais em luz, som e imagens.

Quem é Hermano Figueiredo?

 

 

Liderança do movimento cineclubista brasileiro, Hermano começou suas atividades organizando sessões de cinema de arte em 1970, no Recife/PE. Numa espécie de olho no olho, e corpo a corpo com o público, faz um trabalho político e performático que chama atenção para a necessidade de canais de difusão para o audiovisual brasileiro. Sua marca é exibir em suportes inusitados, onde expressa uma estética que interage, seduz platéias e provoca reflexão. Hermano também é diretor dos curtas São Luís Caleidoscópio, Choveu e Daí?, O que vale no Vale, A última feira, e dos médias-metragens Mirante Mercado, Calabar e Lá vem o Juvenal! Sua última realização foi a iniciação em ficção com o curta Um Vestido para Lia onde dividi a direção com Regina Célia Barbosa.

 

Mirante Mercado – Cultura Popular e sobrevivência nas ruas de Maceió

42min38seg, 2004, Documentário


Mirante Mercado mostra uma cidade viva, onde tudo é movimento, cores, sons e atitudes. Apresenta o mundo das ruas e das pessoas inventivas, que arranjam maneiras para sobreviver sem perder a alegria de ser.

 

A Última Feira

12min, 2005, Documentário


Registro do último dia da tradicional feira no Centro da cidade de Arapiraca. Apresenta a cultura da região e a importância econômica da feira para a população do sertão e agreste. Denuncia a insensibilidade dos tecnocratas, evidenciando a insatisfação dos feirantes em se verem retirados do seu local de trabalho. Participação de Hermeto Pascoal, genial músico nascido na região, que também teve sua formação musical vinculada a história da feira.

 

Serviço

 

Agosto de Hermano Figueiredo – Filme de Quinta

Mirante Mercado –

Cultura popular e sobrevivência nas ruas de Maceió

A Última Feira

 

Data: 04 de Agosto

Local: Anexo Music Bar, Avenida Menino Marcelo, 09, serraria (Início da Via Expressa)

Horário: 20h

Entrada Franca!

 

Mais informações: 3328-4812 / 8878-1465

http://cinefilmedequinta.blogspot.com/

Sem mensagens